Curitiba: a cidade mais inteligente do mundo em 2023

As cidades inteligentes, conhecidas como smart cities, são aquelas que aplicam políticas públicas eficazes através de ações e programas de planejamento urbano inteligentes, voltados para o crescimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental. Iniciativas de eletromobilidade, segurança alimentar e conectividade.

Assim, Curitiba, a capital do Paraná, foi eleita a cidade mais inteligente do mundo em em 2023, no World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha, concedido pela Fira Barcelona como a principal premiação de cidades inteligentes do mundo.

Curitiba é uma cidade pioneira em muitos aspectos, desde a educação até o transporte. Nos últimos sete anos, ela vem retomando seu espírito inovador, com projetos de cidade inteligente que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos. Entre as iniciativas estão a Pirâmide Solar, as Fazendas Urbanas, o plantio de mais de 400 mil árvores, os 48 parques e o acesso à alimentação saudável.

A cidade também se destaca como Cidade Educadora, com o estímulo à cultura maker no Fab Lab Cajuru e nos Faróis do Saber Inovação; como Saúde 4.0, com o aplicativo Saúde Já e a Central Saúde Já; como Muralha Digital e como referência em eletromobilidade com os novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste.

Os BRTs (Bus Rapid Transit, ônibus biarticulados e suas estações-tubo) tiveram destaque já nos anos 1990, hoje avançam para a eletromobilidade, com os testes dos ônibus elétricos que vão operar a partir de 2024, e já tem veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e táxis, além das bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas).

Por meio do Vale do Pinhão, a Prefeitura de Curitiba e o ecossistema de inovação da capital trabalham para fomentar o desenvolvimento socioeconômico de empresas e pessoas, com incentivos fiscais como o Tecnoparque; consultorias; desburocratização (uma nova empresa na cidade hoje é aberta em apenas 2 horas, em média); parcerias público-privadas para modernização da iluminação pública; oferta de programas de capacitação e geração de empregos e desenvolvimento do empreendedorismo, como Escola de Inovação de Curitiba, Bom Negócio, Curitiba Empreendedora, Empreendedora Curitiba, Liceus de Ofícios Criativos, 1º Empregotech e Empregotech 40+.

E claro, a conectividade também não poderia ficar de fora. Curitiba é a cidade com maior uso do 5G no país e uma das primeiras capitais do Brasil a receber, em 2022, o sinal da nova tecnologia de transmissão de dados via internet. Promovendo a inclusão digital dos curitibanos, o Wi-fi Curitiba oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade, além de contar com aplicativos que levam serviços e informações do município para a palma da mão dos curitibanos, como Saúde Já, Curitiba App, 156 e Nota Curitibana.

Merece o prêmio? E estamos falando de uma cidade com quase 2 milhões de habitantes. Seria muito interessante que prefeitos de cidades menores espelhassem essa experiência para seus municípios. Isso poderia mudar significativamente o futuro dessas comunidades. E tecnologia para isso, tem, e muita.

Por: Cassio Betine

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Get Free Quote